7 - ULTRASSONOGRAFIA

A ultrassonografia constitui uma modalidade de exame de imagem sem a utilização da radiação. É um exame inócuo para os pacientes e praticamente sem contraindicações.
A obtenção da imagem é realizada pela emissão de ondas sonoras de alta frequência que são refletidas ao atingir um tecido ou órgão estudado. Este fenômeno físico também é conhecido por “eco” e, por isso, é comum encontrarmos o termo ecografia como sinônimo de ultrassonografia.
A ultrassonografia é um exame extremamente versátil na medicina e uma de suas grandes vantagens é permitir a avaliação em tempo real de vários órgãos. Pode ser empregada para o diagnóstico de diversas doenças, em diferentes partes do corpo humano. Por ser um método rápido e seguro, é comumente utilizado no meio médico para fins preventivos, diagnósticos e como acompanhamento de tratamentos.
O avanço tecnológico das últimas décadas possibilitou a criação de aparelhos que aumentaram, em muito, a área de atuação dessa modalidade, sendo que, nos dias atuais, é possível analisar desde cérebros de recém-nascidos a diferentes articulações do corpo humano.
Os procedimentos realizados com maior frequência incluem US pélvica (suprapúbica, transvaginal), abdominal, do trato urinário, da próstata (suprapúbica, transretal e biópsias), de estruturas superficiais (tireoide, glândulas salivares, globo ocular, testículo e mama), do sistema músculo esquelético (músculos, tendões e articulações), obstétrico e morfológico fetal e doppler vascular (artérias  carótidas e vertebrais, sistemas venoso  e arterial dos membros superiores e inferiores e artérias renais).