Angiotomografia das Coronárias previne o infarto do miocárdio

Publicado em 09 de Janeiro de 2019 ás 10h 37min

angiotomografia computadorizada de coronárias (angioTC de coronárias) é um excelente método de imagem não invasivo para avaliar a doença arterial coronariana.

Angiotomografia Coronariana é um estudo novo, avançado e não invasivo que permite a visualização tridimensional do coração, das suas estruturas e das artérias coronárias. O exame é realizado através de tomógrafos de última geração (também chamados de multi-slices ou multi-detectores) que emitem feixes de raios-x que são captados pelos detectores, reproduzindo imagens tridimensionais do órgão. Durante o exame é injetada pequena quantidade de contraste iodado (70 a 90 ml) para realçar o interior das artérias, permitindo ao médico caracterizar a presença de placas de gordura ou cálcio e o grau de comprometimento do lúmen (interior da artéria).

É importante lembrar que apenas aparelhos de tecnologia avançada conseguem realizar o exame com qualidade satisfatória, pois possibilitam a visualização detalhada das coronárias e das placas ateroscleróticas de maneira muito próxima ao cateterismo.

Quando é indicado?
A indicação mais comum da angiotomografia é para os pacientes com sintomas característicos ou sugestivos de angina e que se enquadram na categoria de risco intermediário. O exame também se aplica naqueles pacientes que tiveram algum teste de isquemia duvidoso ou com resultado conflitante com a suspeita clínica. Outras indicações usuais são na suspeita de anomalias congênitas de coronárias ou na avaliação de pacientes com insuficiência cardíaca de início recente, na qual se quer descartar a presença de doença coronária.

A duração do exame é de aproximadamente 10 a 15 minutos, apresenta mínimo desconforto e menor risco ao paciente, que é liberado logo em seguida. A dose de radiação é controlada através de mecanismo de modulação que minimizam a exposição do paciente.

Para a realização do exame é necessário jejum de 4 horas.
O uso das medicações de rotina deve seguir a orientação do seu médico.

*Artérias coronárias
As artérias transportam sangue rico em oxigênio para nutrir o miocárdio (músculo cardíaco). O coração é uma bomba que impulsiona sangue através de uma contração rítmica de suas paredes musculares (miocárdio), para todo o corpo. Apesar de cheio de sangue em seu interior, o coração não se nutre, ou seja, não absorve oxigênio para a função contrátil deste sangue da cavidade cardíaca.

A nutrição do músculo cardíaco é então feita através de artérias coronárias, localizadas na emergência da artéria aorta, que se dirigem para a superfície do coração e ramificam-se inúmeras vezes. Estas artérias são, portanto, as responsáveis pela nutrição do coração. Quando apresentam obstrução, falta sangue para nutrir o músculo cardíaco e quando esta obstrução é total ocorre o infarto do miocárdio, que é a morte deste músculo, por falta de sangue.


Fonte: