A tendinite e a saúde do trabalhador

Publicado em 01 de Fevereiro de 2019 ás 10h 38min

Tendinite é a inflamação de um tendão, comum nas pessoas que fazem excesso de repetições de um mesmo movimento como esportistas e trabalhadores de funções repetitivas (LER – Lesão por esforço repetitivo). A Tendinite é um tipo de tendinopatia – uma doença do tendão – e refere-se especificamente à lesões agudas, com inflamação, nesses tecidos responsáveis por fazerem a conexão dos músculos aos ossos.

AS MAIS COMUNS

• Punho e cotovelo: comum em pessoas que repetem o mesmo movimento inúmeras vezes.

• Ombro, quadril e joelho: geralmente causada pelo excesso de esforço e muita carga. Excesso de peso também pode ser fator.

• Pé: geralmente causada pelo uso de calçado inadequado durante uma atividade física, excesso de peso e tipo de pisada.

SINTOMAS DA TENDINITE

Os sintomas de tendinite ocorrem normalmente na região onde o tendão se liga ao osso e geralmente incluem:

• Dor: se a área afetada é movimentada a dor piora
• Uma sensação de que o tendão está crepitando quando se move.
• Inchaço na área afetada
• A região afetada pode ficar quente e vermelha
U• m caroço que se desenvolve ao longo do tendão
• Se houver uma ruptura, uma abertura palpável pode ser sentida na linha do tendão e o movimento será muito difícil.

FATORES DE RISCO

Alguns dos Fatores de Risco para tendinite são:

• Idade: Os tendões tornam-se menos flexíveis à medida que envelhecemos, tornando-os mais suscetíveis a lesões.

• Trabalho: Se o trabalho de uma pessoa inclui as seguintes tarefas, o risco de desenvolver tendinite é maior:

• Movimentos repetitivos: Posições desconfortáveis; Esforço vigoroso;

• Esportes: as pessoas que praticam alguns esportes regularmente são mais propensas a desenvolver tendinite, especialmente esportes que envolvem movimentos repetitivos, incluindo:

– Corrida
– Tênis
– Natação
– Basquete
– Golfe

O DIAGNÓSTICO

A Tendinite pode ser diagnosticada por um clínico geral, com base nos sintomas do paciente e exame físico. Normalmente, pacientes com tendinite apresentam um som rangente ao mover o tendão. Isto ocorre porque a bainha do tendão torna-se mais grossa.
Imagens de raios-X podem mostrar depósitos de cálcio ao redor do tendão e ajudam a confirmar o diagnóstico. Testes de imagem como ultrassom ou ressonância magnética (RM) podem revelar inchaço da bainha do tendão.

O tratamento de tendinite visa aliviar a dor e reduzir a inflamação. Inclui descanso, bolsas com gelo, analgésicos, fisioterapia e uso de acessórios específicos. Tendinites com casos de complicação podem requerer cirurgia. Não se automedique, consulte sempre o seu médico

Fonte: