1 - RESSONÂNCIA MAGNÉTICA 1.5 TESLA

O exame de Ressonância Magnética retrata imagens em alta definição dos órgãos, por meio de campo magnético, ou seja, um exame de ressonância não possui radiação, permitindo ao médico radiologista examinar, com precisão, diferentes partes do corpo.
O exame de Ressonância não causa desconforto ao paciente, sendo necessário apenas que se permaneça imóvel durante o exame. Não apresenta contra-indicações, exceto para portadores de marca-passos cardíacos e materiais metálicos (clips metálicos e outros) que possam sofrer indução eletromagnética.

Procedimentos para realizar o exame:
• alimentar-se com moderação; 
• tomar seus remédios usuais; 
• não usar objetos pessoais de metal; 
• estar no local, pelo menos, trinta minutos antes do horário;
• quando o exame for realizado sob sedação ou anestesia, será necessário jejum absoluto de 8 horas.

A Ressonância Magnética é um dos métodos de imagem mais sofisticados e completos hoje disponíveis. O aparelho que adquire as imagens é chamado de magneto, possui a forma de um grande tubo com uma abertura, por onde o paciente entra deitado. Dentro do aparelho existe um campo magnético muito potente, como se fosse um grande imã, onde as moléculas de hidrogênio que compõe nosso corpo ficam alinhadas com o campo magnético. O aparelho emite ondas semelhantes às ondas de rádio, porém, no caso da Ressonância Magnética, o paciente ouve essas ondas como um ruído durante o exame.